Informativo 23


10/02/2001 Texto-


UBATUBA, SIM !
UBATUBA, Sim, Sim, Sim!
Ela tem lindas praias de areia dourada!
Ubatuba, Sim, Sim, Sim!
Viver no Perequê, no Itaguá, na Enseada!
Ubatuba, Sim, Sim, Sim!
Horizontes de mar e de montes sem fim.
Seu céu estrelado
De azul anilado,
Suas matas, seus rios,
Seu Povo abençoado!
Eu amo Ubatuba
Assim como ela é:
Sozinha isolada
ESTRIBILHO: Só com sua Fé.
Conquanto ela suba
Ao progresso que vem,
Que fique guardada
Com tudo quanto tem!
UBATUBA, Sim, Sim, Sim!
Ela tem lindas praias de areia dourada!
Ubatuba, Sim, Sim, Sim!
Da PICINGUABA extrema até a MARANDUBA.
Ubatuba, Sim, Sim, Sim!
Horizontes de mar e montes sem fim
E o céu estrelado
De azul anilado
Da "TERRA ENCANTADA"
Que a nossa alma derruba!

Ubatuba, Sim! - Composição de Francisco Gomes (1947) / Hino de Ubatuba desde 1969.

Atitude


O evento "Equilíbrio Ambiental; muito se faz", promovido pela ASSU - com apoio do Aquário de Ubatuba e colaboração do Núcleo Picinguaba, reuniu ao final de dezembro cerca de 60 pessoas no aconchegante auditório do Aquário. O público pode acompanhar a apresentação; em "cases" de 20 minutos, dos significativos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Crianças e o Mar (Ubatumirim), Comitê de Bacias Hidrográficas do LN, Fundação Pró-Tamar, Procuradoria de Meio Ambiente, Cooperativa Educacional de Ubatuba, Aquário de Ubatuba, e pela própria ASSU.

A realização da 3a. Assembléia Geral Ordinária da ASSU foi mais uma oportunidade para praticarmos os princípios democrático, participativo, integro e profissional proposto pelas entidades organizadas do 3o. Setor. Com o cenário (Ilha Anchieta) favorecendo bastante, pudemos tirar do encontro as atividades prioritárias da entidade para o ano de 2001. Órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos na região, o Comitê das Bacias Hidrográficas do LN; através de sua secretaria executiva, promoveu importantes reuniões visando o ajuste de seus Estatutos e a renovação dos representantes das entidades que o compõem. A ASSU, por já acompanhar os trabalhos desse comitê, estará se dispondo a ocupar uma das vagas como representante das entidades ambientalistas no próximo exercício.

Lançados recentemente, os livros "Os Caiçaras contam" e "Ilha Anchieta - Rebelião, fatos e lendas" marcam a cena cultural de Ubatuba, passando a enriquecer também nossa biblioteca.


Atenção! Outra grande aquisição ao nosso patrimônio é uma impressora "jato de tinta" com ótima resolução. Com telefone, computador / internet e impressora, sua semana pode ser agilizada em grande parte direto de nossa sede, aproveite.


Após a participação de um bazar (em SP) de produtos artesanais/ indígenas e da aquisição por amigos e associados, o Café mais badalado da Ilhabela arremata todas as peças (pulseiras, gargantilhas e braceletes) confeccionadas pelo Projeto da Indumentária Guarani que dispúnhamos. Já estamos novidades!


O compartimento para as embalagens PET do depósito para os materiais descartados na Aldeia Boa Vista já está quase lotado, são pelo menos 250 embalagens que brevemente serão encaminhadas para a reciclagem. Sem falar dos metais, outros plásticos, vidro e papéis.


Em busca de atualização de conhecimentos, o Presidente da ASSU esteve no Instituto Aqualung (RJ) participando ativamente do curso "Gestão Ambiental em Hotelaria". Com isso, Ubatuba serviu de exemplo em diversos exercícios.

A integração entre os setores sociais passa a se fazer mais presente em Ubatuba. Para melhor se posicionar sobre o tema "verticalização" um dos vereadores solicitou a diversas instituições; ASSU dentre elas, documentos que expressassem seus pareceres a esse respeito.


A Contábil Bandeirante, empresa colaboradora responsável pela contabilidade da ASSU, finalizará o balanço do exercício 2000 ainda no mês de fevereiro. Após análise do Conselho Fiscal, será convocada uma Assembléia Geral para a discussão de assuntos ligados a aspectos financeiros que envolvem nossas atividades.


Bem vindos - Karla&Og (profissionais do setor de reciclagem de papel), Marcos Asseburg (engenheiro sanitarista) e Paulo "Jaw" (estudante de Economia) ao quadro social da ASSU. A formalização do ato associativo se fará brevemente em Assembléia.


Fatos


Ação Civil Pública de caráter inédito promovida por um de nossos diretores através do Instituto Sócio-ambiental, determina (dentre outras medidas) que o IBAMA suspenda a concessão de novas autorizações para exploração de espécies ameaçadas de extinção no domínio da Mata Atlântica.

Com grande pesar, dizemos adeus a um dos mais ilustres cidadãos da história "ubatubana"; faleceu Washington Oliveira - "Seo Filhinho".

Estrada que liga Paraty à Cunha, deve ser asfaltada ainda esse ano. A obra, em pleno remanescente de Mata Atlântica, será executada junto com um Plano de Manejo para minimizar seus impactos sócio-ambientais.

Com matérias de capa nas revistas Scuba e 4x4&cia, Ubatuba mostra a diversidade e qualidade de seus atrativos.

De outro lado, a análise de balneabilidade feita regularmente pela CETESB apontou como impróprias; pelo menos em algum momento de 2001, as praias: Lagoinha, Dura, Tenório, Sta. Rita, Perequê-Mirim, Iperoig, Itaguá, Picinguaba, além do rio Itamambuca e do Saco da Ribeira (onde a medição nem mais é feita).

As quatro prefeituras do Litoral Norte firmam acordo para o desenvolvimento de um Sistema Integrador de Informações Geoambientais com a Federação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.

O prefeito Paulo Ramos e mais alguns secretários municipais estiveram reunidos em SP com o Secretário Estadual de Meio Ambiente.

Fundação de Arte e Cultura e Companhia Municipal de Turismo renovam seus quadros, tendo agora como responsáveis Flávio Girão e Luís Bischof respectivamente.

Mais um longa metragem terá sua locação em Ubatuba, desta vez será "Desmundo". Baseado no romance de Ana Miranda e produzido por Alain Fresnot.

Associação Comercial e Industrial (ACIU) promoveu importante sobre o possível projeto de lei do executivo envolvendo a "verticalização".

UNITAU inaugura primeira etapa de seu novo campus no Itaguá.

Trailer da rede MacDonald’s passa a funcionar no centro de Ubatuba.

O Grupo "Tau" (Teatro de Ubatuba) composto por jovens do município ganharam o primeiro lugar no FeEna - Festival de Esquetes Nacionais.

Coluna Social

Com belíssima foto e ótimo texto, nosso trabalho é destaque na edição dez/jan da revista Trip.


Casaram-se; em grande estilo, os associados Pedro e Sylvia. Desejamos ao casal toda a felicidade do mundo (!) ao mesmo tempo que esperamos pelos futuros membros da ASSU-kids.


As viagens de férias, para boa parte dos associados, acontece nos meses de dezembro e janeiro. Vários foram os roteiros escolhidos e destacamos: o Farol Sta. Marta que acolheu mais uma vez boa parte da "turma" na passagem de ano, Fernando de Noronha que encantou Gustavo e Paula (que por lá deve estar numa hora dessas), os países do Sudeste Asiático por onde Bruna absorveu os saberes do oriente e os 12mil km rodados por Giuliano e sua caranga entre Brasil, Bolívia, Peru, Chile e Argentina.

O Tenório balançou com a festa comemorativa dos 30 anos de Alessandro "Felix" Basso e do amigo "Ricardão" Ligabue.

Contratada para cuidar dos quitutes na festa de encerramento do Circuito Municipal de Surf - Ubatuba 2000, Patrícia deu mais um show de requinte e bom gosto, deixando a galerinha alucinada com a farta mesa de frutas, patês variados e pãezinhos.

O "Informativo" passa a integrar o conteúdo da webpage de nossos amigos colaboradores - Ignácio e Louise. Conheça e curta o www.lostart.com.br .

Agenda

Após animado pré-lançamento aqui no Azul Marinho, o músico, jornalista e "assuciado" local Beto Segantini - mais conhecido como Avaroha, lança o CD "Mundo" neste sábado (dia 17) no SESC-Ipiranga. Grátis.

Plus

Durante o último trimestre de 2000 optamos por poupar do nosso tesoureiro - Sr. Luiz a tarefa de lembrar os associados para que efetuassem suas contribuições. O resultado não foi dos melhores. Os recibos referentes as contribuições do 3o. e 4o. trimestre estão em nossa sede. Estes serão entregues em mãos àqueles que regularmente frequentam Ubatuba e via correio aos demais. Lembramos a todos que é possível realizar as contribuições trimestrais por "doc" através da internet. Porém é fundamental que neste caso (assim como na operação direta em banco) constem nos depósitos os valores em centavos utilizados para a identificação dos associados doadores.


Caixa Econômica Federal
Agência 0798
Banco 104
Conta 599-6
Favorecido: Assoc. S. Somos Ubatuba

fale com a Assu | informativo 22 | lost art