Até agora, qual foi o momento mais difícil fotografando? Em algum momento você decidiu não fotografar alguma coisa?


Ultimamente fotografo pessoas miseráveis cada vez menos, especialmente se podem me ver. Se uma pessoa já se sente mal, não quero que ela se sinta pior por que eu tire a sua foto. Mas lentes longas foram feitas para isso : )

 

Foi especialmente difícil tirar fotos de viciados em drogas e suas famílias, especialmente as crianças porque são as que sofrem mais.


 
 

 


E as fotos que escaparam? Algo que você viu que gostaria de ter fotografado?


Acontece toda hora. Porque você acha que eu carrego uma camera até quando vou jogar o lixo fora? Você nunca sabe quando algo interessante pode acontecer, então tem que ficar atento a toda hora, planejando fotos e tentando antecipa-las.


 


Além do Daido Moriyama, que outros fotógrafos você admira?


Tenho olhado muito o trabalho de Anders Petersen [+] ultimamente. Tambem Masahisa Fukase … mas isso muda a toda hora. Estou constantemente olhando o que há por ai.


Você fotografa somente em preto e branco? Você revela e amplia suas próprias imagens? Como você organiza os seus negativos? Você sempre está com uma camera o tempo todo? O que você geralmente carrega?


É praticamente só preto e branco. Eu revelo o filme eu mesmo e escaneio os negativos, quem sabe dois ou três fotogramas por filme. Eu nunca faço provas de contato, então sempre que examino meus arquivos encontro um monte de imagens que nunca vi antes. Arquivar e organizar-eu sou uma bagunça. Sempre que estou procurando uma imagem específica tenho que olhar centenas de negativos para encontra-la porque não tenho idéia onde está. Está ficando fora de controle.


Eu sempre carrego uma camera, geralmente uma Nikon F100 com algumas lentes, e uma Yashica T4 ou Contax T2. Também carrego uma Holga o tempo todo.

 

 


Você tem um montes de livros novos saindo em 2008. Quais são e quando estarão disponíveis?


Meu Segundo livro, BOOGIE, acaba de sair, é uma edição limitada de 500 exemplares, com direção de arte do Giorgio Di Mitri.


Tenho mais três livros saindo em 2008. Belgrade Belongs to Me (Belgrado pertence a mim) sairá em dezembro pela Powerhouse Books, e depois São Paulo em maio e Istanbul em Dezembro pela Upper Playground
.

Se você pudesse fotografar qualquer pessoa viva hoje, quem seria?


Vladimir Putin, acho-o um personagem muito forte. Você vê o seu rosto e sabe que não é uma piada, o cara é faixa-preta de judo, ex-KGB…

E se fosse qualquer pessoa de qualquer período histórico, quem seria?


Otto Skorzeny - (June 12, 1908 – July 6, 1975) – WWII Waffen líder comando da SS , em uma época considerado o homem mais perigoso da Europa, Procure-o no google [+] e você entenderá porque.

 

+ ENTREVISTAS > BOOGIE (em inglês): Ping Mag | Ventilate.ca | Salon | Brilliance | High Snobiety