Nós fomos convidados para participar de um bate-papo no UOL pela Gabriela, webmaster do site da Superinteressante. Já haviamos cancelado duas vezes, mas na terceira vez rolou. A gente não usa ICQ, nem costuma ficar batendo papo na internet, já que não temos muito tempo para atualizar o site e responder aos e-mails, e seria bem dispersivo. Topamos o convite e foi divertido. Recebemos vários emails depois, e algumas novas colaborações para o Espaço Aberto.

 


Transcript: 

(17:48:00) Louise e Ignácio: entra na sala...


Adriana de Barros/UOL: Em instantes, os fotógrafos Louise e Ignácio falam sobre os lugares mais loucos que já fotografaram. Até já.


  (18:00:25) SUPER Online reservadamente fala para Louise e Ignácio: Oi! Podem enviar para TODOS uma mensagem de boa tarde!


 (18:00:50) Louise e Ignácio sorri para TODOS: Saudações...


 (18:02:15) Natália fala para Louise e Ignácio: que tipo de fotos gostam mais de tirar? esta pergunta é para os dois.


 (18:03:32) Louise e Ignácio: Natália, ambos gostamos da diversidade. Fotografar gente é um grande prazer. Viajar também. Mas curtimos esportes, animais, e um pouco de tudo...


 (18:03:38) Ana Maria fala para Louise e Ignácio: Quantos anos vcs têm??? Sempre fotografam juntos?


 (18:03:55) rona fala para Louise e Ignácio: olá


 (18:05:37) Louise e Ignácio: Ana Maria, temos 30 (Louise) e 32 (Ignácio). Nem sempre temos o privilégio de fotografar juntos. Cada um tem seus clientes, mas alguns preferem contratar os dois para coberturas especiais. Em nossas expedições, e trabalhos pessoais, SEMPRE estamos juntos.


 (18:05:54) Louise e Ignácio: Olá, Rona.


 (18:06:17) Gabi fala para Louise e Ignácio: Ola L
ouise e Ignacio!! Como amante da fotografia, gostaria de perguntar sobre os esportes aereos... quais deles ja foram clicados por vcs?


 (18:08:04) Louise e Ignácio: Gabi, os esportes aéreos que já fotografamos foram, skysurf, paraquedismo, balonismo, shows aéreos, e outros. Porém não fazemos fotos em queda livre... ainda. ; )


 (18:08:16) Natália fala para Louise e Ignácio: Vocês são irmãos ?


 (18:08:54) Louise e Ignácio: Natália, somos um casal, juntos desde 1992.


 (18:09:46) Gabi fala para Louise e Ignácio: Vcs tem alguma dica para as fotos em alta velocidade, como skysurf e paraquedismo??


 (18:11:09) Louise e Ignácio: Gabi, (Ig responde), para fotos em alta velocidade, e de esportes em geral, é muito importante conhecer (ou até praticar) o esporte. Saber antecipar a ação o deixa pronto para registrá-la melhor. No caso das fotos da Superinteressante, todas foram captadas utilizando motor drive.


 (18:11:20) Ana Maria fala para Louise e Ignácio: Qual foi a última viagem que vocês fizeram?


 (18:12:39) Louise e Ignácio: Ana Maria, (Louise responde), a última viagem internacional foi para a Filadélfia onde fizemos uma exposição fotográfica. A última viagem foi neste final de semana para Búzios e Saquarema onde fizemos um editorial de bikini e moda praia.


 (18:13:21) ?Carolzinha? fala para Louise e Ignácio: Eu queria fazer um curso , sou de SP , vc's podiam m dar uma dica ?! por favor !!


 (18:13:23) ?Carolzinha? fala para Louise e Ignácio: Oi Louise e Ignacio !!!!


 (18:15:31) Louise e Ignácio: Carolzinha, (Louise responde), nunca fiz curso algum, mas acompanhei vários trabalhos do Ignácio antes de fotografar profissionalmente. Fazer assistência para alguns fotógrafos pode ser o melhor caminho. Antes, vale a pena um curso básico, como o da Panamericana, Imagem Ação, ou Focus, para adquirir um mínimo de técnica. Fotografar MUITO e aprender dos seus erros também ajudam muito.


 (18:16:29) Andre fala para Louise e Ignácio: Qual o relacionamento que é travado com as pessoas que vocês fotografam num fim de mundo... daqui mesmo de SP até uma cidade em outro país?


 (18:18:05) Louise e Ignácio: Ignácio responde: André, o relacionamento é sempre baseado em respeito, em saber preservar a dignidade das pessoas independente da situação em que elas se encontram. Quando não falamos o idioma, um sorriso, olhar nos olhos, a mão sobre o peito, são gestos universais de respeito.


 (18:18:40) Bianca fala para Louise e Ignácio: a quanto tempo vcs fotografam?


 (18:19:04) fly fala para Louise e Ignácio: quando vcs comecaram a trabalhar com isso?


 (18:19:35) Louise e Ignácio: Bianca, a Louise fotografa há oito anos, e o Ignácio há uns 12 profissionalmente.


 (18:19:47) Gabi fala para Louise e Ignácio: Como anda o mercado de fotografia esportiva??


 (18:20:10) Louise e Ignácio: Fly, começamos a trabalhar com fotografia no final dos anos 80.


 (18:21:09) Louise e Ignácio: Gabi, o mercado de fotografia esportiva é como o mercado em geral e reflete o momento econômico. Sempre há espaço para imagens criativas, originais, e de qualidade.


 (18:21:13) fly fala para Louise e Ignácio: qual foi o momento mais perigoso que vcs passaram fotografando?


 (18:22:47) Louise e Ignácio: Fly, vários momentos são perigosos. Fotografando esportes, você sempre está exposto. Na rua também. Passamos alguns apuros voando de helicóptero em condições adversas, já pegamos algumas tempestades de areia no Sahara, e no Alaska tivemos sustos com ursos, entre outros momentos...


 (18:22:57) Sky girl fala para Louise e Ignácio: Qual foi a sensação quando vcs saltaram pela primeira vez?


 (18:23:48) Louise e Ignácio: Skygirl, não saltamos ainda, somente de bungy jump, fizemos algumas tirolezas, mas b.a.s.e jump é arrepiante mesmo pra quem só fotografa...


 (18:23:56) joao fala para Louise e Ignácio: parabéns pelo trabalho de vocês. entrei no site e vi as fotografias. vocês captam uma profundidade nas expressões que não raro, emociona. parabéns.


 (18:24:09) Afonso fala para Louise e Ignácio: Boa noite. Dentre os diversos registros obtidos, quais (ou qual) mais chamaram a atenção de vcs, pela beleza ou ainda, pela importância histórica?


 (18:24:23) Louise e Ignácio: João, ficamos lisonjeados e agradecemos os elogios.


 (18:25:47) Louise e Ignácio: Afonso, é impossível escolher uma só imagem. Para quem fotografa, além da imagem, ficam as lembranças da experiência... É difícil dizer algo sobre importância histórica de imagens tão recentes...


 (18:25:50) Andre fala para Louise e Ignácio: Vocês conseguem fazer um trabalho mais autoral depois desse tempo trabalhando profissionalmente?


 (18:26:29) Natália fala para Louise e Ignácio: Muitos parabéns pelas fotos no seu site e queria dizer que as fotos que vi são mais que espectaculares


 (18:27:13) Louise e Ignácio: André, o nosso site é inteiramente autoral. Realizamos trabalhos comerciais para viabilizar nossos projetos pessoais. Um ajuda o outro.


 (18:27:39) Louise e Ignácio: Natália, ficamos felizes em saber que você gostou das fotos... obrigado!


 (18:27:47) fly fala para Louise e Ignácio: alguem jah se acidentou gravemente em sesao de fotos?


 (18:30:20) Louise e Ignácio: Fly, (Louise responde), já levei um skate na cabeça em um evento, e durante as fotos do grupo Catalão de teatro "interativo" La Fura dels Baus, um ator me atingiu enquanto eu olhava pelo finder da minha camera e literalmente, vi estrelas. O ator também... Sempre utilizamos todos os equipamentos de proteção...


 (18:30:35) joao fala para Louise e Ignácio: porém, apesar da minha afirmação trata-se de um mercado crescente. vemos expoentes em várias áreas. no brasil isto acontece muito em revistas de teor mais erótico. talvez tal fato se dê por conta da facilidade que temos de lidar com sexo.


 (18:30:39) joao fala para Louise e Ignácio: mesmo que o trabalho seja criativo ainda existe o problema de ser uma arte pouco difundida no brasil. como vocês encaram este fato?


 (18:33:43) Louise e Ignácio: João, não entendemos bem a primeira pergunta, mas colaboramos com algumas revistas masculinas também. Independente da difusão da fotografia, sempre procuramos nos expressar através da fotografia. Também já fizemos algumas exposições em lugares públicos, o que aumenta a divulgação da fotografia.


 (18:33:53) fly fala para Louise e Ignácio: qual o sonho de fotografia que vc ainda nao realizaram? qual a foto da vida de vcs?


 (18:35:49) Louise e Ignácio: Fly, o sonho de fotografia é poder continuar desenvolvendo o nosso trabalho pessoal. A "foto da vida" são as imagens que não conseguimos captar, que ficaram só em nossas mentes...


 (18:36:01) Natália fala para Louise e Ignácio: já fotografaram desastres ?


 (18:37:52) Louise e Ignácio: Natália, já fotografamos alguns incidentes, manifestações de rua violentas, e presenciamos vários acidentes. O maior desastre que fotografamos é a injustiça social.


 (18:38:00) Bianca fala para Louise e Ignácio: como é fotografar para a revista SUPER INTERSSANTE?!!!


 (18:39:08) Louise e Ignácio: Bianca, fotografar para a Super é um prazer, a redação é formada por pessoas que respeitamos e admiramos. Gostamos de redações que estão abertas para novas idéias....


 (18:39:26) Sky girl fala para Louise e Ignácio: Alem de fotografar, vcs praticam algum esporte ou dao preferencia a algum?
 (18:40:32) Louise e Ignácio: Skygirl, pedalamos sempre, gostamos de escalar montanhas, de caminhar, andar de sandboard/longboard/snowboard, e adoramos viajar em caiaque oceânico.


 (18:40:42) Rafael pergunta para Louise e Ignácio: em qual esporte radical estiveram mais animados pra fazer as fotos e ja chegaram a falar:"puxa, nao dá...dá muito medo"?


 (18:41:53) Louise e Ignácio: Rafael, o único que dá medo mesmo, é o base jump, que não praticamos, mas já testemunhamos "quase" acidentes fatais, evitados somente pela técnica e experiência do profissional (Sabiá).


 (18:41:59) joao fala para Louise e Ignácio: existe alguma lei de apoio à fotografia no brasil?


 (18:42:42) Louise e Ignácio: João, a lei de direito autoral, pouco conhecida, protege a propriedade intelectual das obras.


 (18:43:01) Louise e Ignácio: João, apoio mesmo só o tripé....


 (18:43:12) Gabi fala para Louise e Ignácio: Por falar no Sabia, vcs ja saltaram com ele para fotografar e filmar o trabalho de vcs??


  (18:44:24) SUPER Online:
(Superinteressante/Ed. Abril SA)
Assistam as animações feitas a partir das fotos de Ignácio Aronovich para as reportagens especiais sobre Esportes Radicais publicadas na SUPERINTERESSANTE. Clique AQUI.


 (18:44:28) Louise e Ignácio: Gabi, já passamos um bom tempo com o Sabiá na Chapada Diamantina, e ele é um cara dificil de acompanhar. O ritmo forte e "ligeiro-ligeirissimo" dele nos deixa exaustos, mas é sempre um prazer acompanha-lo, seja em um base, escalada, ou trilha.


 (18:45:01) joao fala para Louise e Ignácio: hahahahahahahaha,. eu nem tripé tenho. a minha zenith anda no colo.


 (18:45:02) Rafael pergunta para Louise e Ignácio: quais as formacoes de voces?


 (18:46:04) Louise e Ignácio: Rafael, Louise: formada em jornalismo. Ignácio: fotografia profissional, sem cursos, há mais de 12 anos...


 (18:47:05) Andre fala para Louise e Ignácio: Quais os países que vocês já visitaram?


 (18:47:43) Louise e Ignácio: João, a Zenith é uma boa camera, robusta, e mecânica, que não decide por você. Ideal para aprender a fotografar de verdade.


 (18:48:40) Louise e Ignácio: André, de cabeça: Aruba, Argentina, Bolivia,Chile, Equador, Austrália, Costa Rica, Nova Zelândia, Turquia, Marrocos, Espanha, França, República Tcheca, Russia, Estados Unidos, Ilhas Virgens Americanas, acho que esqueci alguns....


 (18:49:30) joao fala para Louise e Ignácio: mandarei mail para vocês com meu trabalho. posso?


 (18:49:37) Rafael pergunta para Louise e Ignácio: reconhecem que nao é facil alcancar um bom reconhecimento assim como vcs nessa area, estando no Brasil? como poderiam descrever estar em tal posto e devido a que acreditam ter conseguido chegar onde estao?


 (18:50:14) Louise e Ignácio: João, pode, envie em 72dpi, formato jpeg ou gif, até três attachments por mensagem, sem ultrapassar 500kb por email, ok?


 (18:50:58) bele fala para Louise e Ignácio: Como vocês conseguem cuidar também do site, aliás, muuuuuito legal!


 (18:51:51) joao fala para Louise e Ignácio: valeu gente. boa sorte e bons saltos. estou indo embora. tchau.


 (18:53:02) Louise e Ignácio: Rafael, concordamos que há uma oferta enorme de profissionais de imagem no mercado, porém, a qualidade sempre será um fator determinante. Pontualidade, a nossa filosofia, F.I.L.O.: (first in, last out), ou seja, os primeiros a chegar, e os últimos a sair, a renovação constante, e pura persistência são outros diferenciais. Profissionalismo é o mais importante.


 (18:53:20) Louise e Ignácio: João, tchau, e até a próxima, aguardamos a sua mensagem.


 (18:53:57) Louise e Ignácio sorri para TODOS: bele, para conseguir conciliar o site e a produção fotográfica, dormimos MUITO pouco ; )


  (18:54:14) SUPER Online reservadamente fala para Louise e Ignácio: podem se despedir?


 (18:55:26) Louise e Ignácio: Pessoal, foi muito legal, mas já acabou. Fica aqui o convite para que vocês conheçam mais sobre o nosso trabalho em: http://www.lost.art.br/ até a próxima! good vibes, ig e louise


  (18:55:31) SUPER Online: A SUPER agradece muito a presença da Louise e do Ignácio no Bate-papo! Vamos esperar por novos trabalhos deles na SUPERINTERESSANTE! Boa noite e abraços a todos!

 

 

 

copyright © Lost Art| bugsn'fixes